Bolo Vegan de Limão e Mirtilos da Fidu - Sem glúten nem alergénios



Hoje trago-vos uma receita muito especial: um bolo de limão e mirtilos livre dos 14 principais alergénios alimentares. Parece impossível, não é?

Para além de ser vegan, este bolo não têm: glúten, lactose, ovos, amendoins, soja, frutos de casca rija,  sésamo, sulfitos e mais uma mão cheia de outras coisas. 


Sei que por aqui existem seguidoras com restrições alimentares ou com crianças pequenas com alergias a alguns alimentos… e foi por isso que fiz uma parceria com a Fidu para vos ajudar nos vossos pequenos almoços e lanches!

A Fidu é uma pequena empresa portuguesa com uma missão muito importante: criar produtos alimentares livres dos 14 alergénios. Têm uma fábrica própria, garantindo assim a isenção das contaminações, sossegando quem tem alergias mais intensas e não pode sequer tocar ou ingerir algum destes 14 alimentos.

Sim, leram bem: são 100% seguros para as principais alergias e intolerâncias alimentares. NÃO É INCRÍVEL? Agora vocês e os vossos pequenos já podem comer bolos, sobremesas e muito mais sem medos. 


A receita para este bolo é muito fácil de fazer, não tem nada que enganar. Vão precisar apenas de meia dúzia de ingredientes, 2 taças, 1 garfo e uma forma para bolos. A preparação demora cerca de 15 minutos e depois são 40 minutos no forno… Basicamente, demora 1 hora a ficar pronto! 


Tempo de preparação: 1 hora

Ingredientes:

1 pacote de preparado de bolo tradicional da Fidu

60ml óleo de coco

300ml leite de arroz

3 colheres de sobremesa de agave

Raspas e sumo de 1 limão

125g de mirtilos

1 - Pré aquecer o forno a 170º.

2 - Começa por colocar o preparado de bolo tradicional numa taça e junta o óleo de coco. Com a ajuda de um garfo (ou mesmo com os dedos) desfaz o óleo de coco na mistura das farinhas até ficar uma areia grossa. 

3 - Junta as raspas de limão, mistura e reserva.

4 - Noutra taça junta o leite, o agave, o sumo de limão e mistura bem. 

5 - Junta a mistura dos líquidos à mistura da farinha e envolve com um garfo até formar a massa e aparecerem as primeiras bolinhas de ar.

6 - Esmaga os mirtilos e envolve na massa.

7 - Unta uma forma de bolo com um pouco de óleo de coco.

8 - Verte a massa para a forma, e leva ao forno durante 35/40 minutos, ou até passar no teste do palito.

9 - Deixa arrefecer antes de desenformar e está pronto a comer!

Prometo que não se vão arrepender e que se forem gulosos como cá em casa, o bolo desaparece muito rápido! 



xoxo,

Matilde Amaral 💛


PS - Esta receita foi desenvolvida para a Fidu numa parceria remunerada.

Queres ver mais coisas? Segue aqui!
  • Icon Instagram
  • Icon Pinterest