Pavlova Vegan com Chantilly de Coco e Morangos


Hoje trago a receita de uma sobremesa muito popular na Austrália... A Pavlova! Mas não é uma Pavlova qualquer, é vegan e dedicada a todos os que são alérgicos a ovos. É mais uma sugestão para o dia de Pascoa, já imaginaram surpreender a vossa família com uma beleza destas?!



O que é uma Pavlova?


A Pavlova é uma sobremesa feita com uma base de merengue que vai ao forno e fica quase um suspiro. Normalmente é servida com coberturas tipo chantilly, lemon curd e compota e depois com muita fruta fresca.


Não é uma sobremesa nada tradicional em Portugal, mas desde há uns anos para cá que cada vez se vê mais quem faça estas delicias.


Mas porque é que esta Pavlova é especial?!


Porque é feita com Aquafaba, a água do grão cozido. Um ingrediente magico que ajuda a veganizar receitas que levem claras em castelo. Desde mousses, bolos e claro... Suspiros! A consistência e o sabor ficam (quase) iguais, quase que nem dá para acreditar que é feito com a água com que se coze o grão.



Esta sobremesa não é difícil de fazer. Mas tem os seus truques!


A primeira vez que experimentei fazer foi em 2018, e depois de duas tentativas desisti. Mal coloca as Pavlovas no forno, elas viravam água. Fiquei tão irritada que desisti.


Esta semana voltei a lembrar-me delas, pensei que seria uma ideia gira para a Pascoa e por isso, voltei a experimentar. Depois de horas a ler receitas e truques para fazer a Pavlova perfeita, la fui eu para a cozinha! A parte da fazer a "Aquafada em Castelo" correu logo bem à primeira. Mas o forno não ajudou... Só na terceira tentativa é que consegui um resultado perfeito!


Por isso, deixo aqui algumas dicas para arrasares esta sobremesa:


  • Tenta usar açúcar branco em pó, podes até fazer em casa. Mas vai ajudar a criar uma textura mais "glossy" e suave.

  • Não tenhas medo de bater a "aquafaba em castelo". Vai demorar uns bons 10 ou 15 minutos a ficar dura. O objectivo é virares a taça ao contrario e a aquafaba não cair!

  • O creme de tártaro não é obrigatório, mas eu super aconselho. Ajuda a dar estabilidade quando as Pavlovas forem ao forno. Não é uma coisa cara e dura imenso tempo!

  • A parte do forno é capaz de ser a mais tricky. Queremos quase desidratar as Pavlovas, por isso a temperatura tem que ser muito muito baixinha, entre os 90º e os 110º.

  • E se tiveres a opção de desligar a ventoinha no teu forno, desliga.

  • Deixa arrefecer totalmente antes de retirares do tabuleiro... E tem cuidado! As pavlovas são frágeis e podem partir a descolar do papel.


Acho que são as dicas todas... Agora a receita!




Tempo de Preparação - 15 minutos + 2 horas


Ingredientes para a Pavlova:


Aquafaba de um frasco de grão

3/4 cup açúcar branco em pó

1 colher de chá de vinagre de sidra

1/2 colher de chá de creme de tártaro



Para decorar:


1 lata de leite de coco

500g morangos

Hortelã



Instruções:


1 - Pre aquece o forno na temperatura mais baixa, entre os 90º e os 110º.


2 - Coloca a aquafaba numa taça e com a ajuda de uma batedeira, começa a bater a "aquafaba em castelo"


3 - Quando começar a ficar esbranquiçado, junta a colher de chá de vinagre de sidra e continua a bater.


4 - Mais ou menos 5 depois, quando o merengue começar a dobrar o tamanho e ficar branco é a altura de juntar o açúcar.


5 - Sem parar a batedeira vai adicionando o açúcar aos bocados e por fim junta o creme de tártaro.


6 - Continua a bater o merengue com a batedeira até ficar completamente duro e com um efeito brilhante. Vai demorar uns 15 minutos.


7 - Forra um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e com a ajuda de uma colher forma as tuas Pavlovas. Podes fazer varias pequenas ou então duas partes maiores para fazeres por camadas como eu fiz.


8 - Coloca o tabuleiro no forno e começa a contar o tempo. Se as pavlovas forem pequenas, não podes abrir o forno nos primeiros 30 minutos, se forem as grandes 45 minutos.


9 - Depois disso, podes abrir o forno. As Pavlovas estão prontas quando ficarem secas em cima e ligeiramente douradinhas.


10 - Desliga o forno e deixa as Pavlovas arrefecerem um pouco dentro do forno. Passado mais ou menos 20 minutos retira o tabuleiro e deixa arrefecer totalmente antes de as descolares do papel.


Enquando as Pavlovas arrefecem, vamos fazer o Chantilly de Coco e o Molho de Morangos para decorar!


11 - Abre a lata de leite de coco e retira a parte branca e sólida para uma taça. Com a ajuda de uma batedeira bate o leite de coco até formar um creme tipo chantilly. Acrescenta 2 ou 3 colheres de sobremesa de acucar e coloca no frigorifico até à hora de usar.


12 - Para o molho de morango vais precisar de 250g de morangos. Lava bem e corta em pedaços.


13 - Coloca os morangos numa panela e leva ao lume até ficarem moles. Tritura tudo até virar um molho e já está!


Agora é só montar as Pavlovas! Começa com um pouco de chantilly, depois o molho de morango e decora com mais morangos e umas folhinhas de hortelã por cima. Eu ainda usei um pouco de romã que tinha para gastar, mas podem acrescentar os vossos frutos vermelhos favoritos. E voilá!

Não é a coisa mais linda de sempre?!



Espero que experimentes e adores esta receita tanto quanto eu! Dá-me a tua opinião no Instagram ou no Pinterest!


xoxo,

Matilde Sunshine 💛

Queres ver mais coisas? Segue aqui!
  • Icon Instagram
  • Icon Pinterest