Semi Frio de Chocolate e Chantilly com Crumble de Trigo Sarraceno e Aveia

Atualizado: Mai 5



Alô alô a todoooossss,


Ainda me sinto muito fresca aqui nestas coisas do blog e site, mas com o tempo dou com isto e prometo posts mais regulares!


Hoje venho deixar aqui uma receita muito pedida no meu Instagram... É uma sobremesa sem glúten e totalmente vegan 😍 Um semi frio com uma camada de mousse de chocolate, uma mega camada de chantilly e um crumble super crocante de aveia e trigo sarraceno. É uma sobremesa com muitos passos, mas super fácil de fazer! Vamos a isso?



Tempo de preparação: 1 hora + 6 horas


Ingredientes:


Para a base:

1 cup de tâmaras

1 cup de avelãs (ou outro fruto seco)

3-4 tbsp de cacau cru em pó


Para a mousse de chocolate:

1/2 cup de aquafaba (a água do grão de bico)

200g de chocolate preto


Para o crumble:

100g de farinha de aveia

100g de farinha de trigo sarraceno

50g açúcar mascavado

100g manteiga vegan


Para fazer a base basta colocar as tâmaras, o cacau e os frutos secos num processador de alimentos e triturar até obter uma areia grossa. Põe numa forma e faz pressão para forrar a base.


Depois, a mousse de chocolate. Começa por bater a aquafaba em castelo, e não te assustes se não ficar logo, normalmente demora mais ou menos 10 minutos. Derrete o chocolate em banho maria e depois com uma espátula começa a juntar aos poucos à aquafaba em castelo. O truque é ir misturando aos bocadinhos e gentilmente 😁 Verte a mousse para a forma já com a camada das tâmaras. Bate o chantilly e quando estiver duro, espalha por cima da camada da mousse e põe no congelador. Deixa descansar no mínimo 6 horas!


Para a camada de chantilly usei um que adoro da EverVegan. Tem um sabor igual ao normal e é super rápido de ficar duro! E segura a forma supeeeer beeeemmmm 😍


Para fazer o crumble, mistura as farinhas e o açúcar e depois junta a manteiga partida aos bocadinhos. Desfaz a manteiga nas farinhas com a ponta dos dedos até obteres uma areia grossa. Espalha o crumble num tabuleiro e leva ao forno a 180° durante 15/20 minutos, ou até estar douradinho!


Na altura de servir, é só espalhar o crumble e decorar com flores ou frutas frescas! Super aconselho morangos ou framboesas 😍



Espero muito que experimentem e gostem!


xoxo,

Matilde Sunshine

Queres ver mais coisas? Segue aqui!
  • Icon Instagram
  • Icon Pinterest