Tarte Vegan de Maça com Crumble e Gelado de Tâmaras

Atualizado: Abr 30



Porque em tempos de quarentena, a única coisa que nos salva são as comfort foods não é?! E para mim, sobremesas. É certo que vou acabar a quarentena com uns kilos a mais, mas depois também vou ter muita energia para gastar e volta tudo ao normal. 😂


Vamos ao que interessa não é?! Hoje trago-vos uma Tarte Vegan de Maça com Crumble e Gelado de Tâmaras. É um combinação de sabores deliciosa, e com todas as texturas que eu tanto adoro.




Podem parecer muitas coisas, mas prometo que é tudo super fácil de fazer e fica pronto num instante! 😍


Usei massa folhada porque estava com preguiça de fazer uma base, mas podem usar uma base de bolacha maria ou até mesmo a normal de farinha e manteiga.



Em vez de maças, experimentem usar pêras! Aposto que vai ficar deliciosa!


O crumble que fiz é o clássico, não me apeteceu fazer versões saudáveis nem nada... Mas podem encontrar outras versões de crumble no site!

Por exemplo uma versão com aveia e trigo sarraceno AQUI, ou então com farinha de amêndoa AQUI.


O gelado de tâmaras é bem simples, só tem mesmo 2 ingredientes. Mas aposto que todas as versões e sabores de gelado ficam bem nesta receita.


Sem mais demoras... Aqui está a receita! 😍




Tempo de preparação: 45 minutos + 4 horas


Ingredientes para o Gelado de Tâmaras:


1 lata de leite de coco

200g tamaras, sem caroço

1/2 colher de chá de sal


Ingredientes para o Crumble:


200g farinha sem fermento

100g manteiga vegan

75g acucar mascavado


Ingredientes para a Tarte de Maçã:


1 folha de massa folhada

6-7 maças

3-4 colheres de sobremesa de açúcar mascavado, ou açúcar de coco

2 colheres de sobremesa de amido de milho


Vamos começar pelo gelado para poder ir para o congelador. Demolha as tâmaras (já sem caroço) em água quente e deixa ficar durante uns 15 minutos. Retira a água e coloca num processador de alimentos. Tritura até obteres uma pasta, e em seguida acrescenta o leite de coco (só a parte sólida) e o sal. Tritura tudo novamente até obteres uma mistura cremosa. Passa para um recipiente e coloca no congelador, pelo menos 4 horas.


Segundo elemento... Vamos começar com o crumble para ficar pronto a usar! Basta misturar o 3 ingredientes num processador de alimentos, e triturar durante uns segundos até estar uma areia grossa. Coloca numa taça e deixa de lado.


E por fim, a Tarte de Massa. Liga o forno a 180º.

Cobre uma forma de tarte com a massa folhada, e apara os excessos. Corta as maças ás fatia fininhas e coloca numa taça. Junta o açúcar e o amido de milho e mistura muito bem para cobrir todas as maças. Espalha as maças pela base da tarte e pressiona ligeiramente para ficarem bem apertadinhas.

Cobre as massas com o crumble e já está! Pronta para ir ao forno durante 30/40 minutos, ou até a massa folhada estar bem douradinha e o crumble tambem! 😍



Espero muito que gostem, e que continuem em casa! #stayhome & #staysafe


xoxo,

Matilde Sunshine 💛



Queres ver mais coisas? Segue aqui!
  • Icon Instagram
  • Icon Pinterest