Whoopie Pies Vegan de Chocolate e Caramelo Salgado

Atualizado: Mai 5



Quem sabe o que são Whoopie Pies? É a combinação perfeita entre uma bolacha e um bolo. São ligeiramente crocantes à volta, super fofinhas por dentro e sempre, sempre, recheadas!



A primeira vez que experimentei fazer estas delicias tinha 15 ou 16 anos. Tinha criado o meu primeiro blog (sim, eu tive um blog de receitas de pastelaria quando era miúda!) e tinha descoberto estas Whoopie Pies no Pinterest (e sim, já usava Pinterest nessa altura). Como é óbvio que ficaram uma bela treta, e ficaram esquecidas para sempre. Mas, no outro dia, também a passear pelo Pinterest voltei a vê-los. E claro que me deu vontade de experimentar de novo.


Lá tive eu a ver mil e uma receitas diferentes, perceber como se fazia, como ia veganizar a receita... E depois de ter tudo na cabeça, fui para a cozinha por as mãos na massa. Felizmente correu bem à primeira. Quer dizer, modéstia à parte... Correu muito bem! Ficaram tal e qual como eu queria!



São vegans e não tem glúten, porque usei farinha de aveia e de amêndoa para a bolacha. O caramelo salgado é feito apenas com tâmaras, e ficou super cremoso.


Tempo de preparação: 45 minutos


Rende 10/12 whoopie pies


Ingredientes para as whoopie pies:


1/4 cup açúcar de coco, ou açúcar mascavado

1/3 cup manteiga vegan

1/2 cup chocolate de culinária

3/4 cup leite de aveia

1/2 tsp vinagre de cidra

1 cup farinha de aveia

1/3 cup farinha de amêndoa

1/2 tsp fermento

1/2 tsp baking soda


Ingredientes para o caramelo salgado


1 cup tâmaras sem caroço

1/2 cup agua morna

1/2 tsp sal


Vamos começar com as Whoopie Pies! Numa taça coloca o açúcar, a manteiga, o chocolate e o leite. Derrete tudo em banho maria e vai mexendo até obteres uma mistura cremosa. Retira do banho maria e junta o primeiro o vinagre de cidra e depois o resto dos ingredientes. Envolve tudo com uma espátula, até a massa ficar parecida a massa de panquecas!

Deixa a massa descansar durante 10 minutos, enquanto o forno aquece a 175º.

Num tabuleiro com algo anti aderente, começa a colocar a massa com uma colher de sopa. Uma colherada para cada bolacha, com espaço de 2 ou 3 cm entre cada uma, para poderem crescer. Vão ao forno durante 10-13 minutos. Cuidado que queimam rápido!


Para o recheio basta juntar a água morna com as tâmaras e deixar repousar durante 10 minutos. Tritura tudo com a varinha mágica, junta o sal, voltar a mexer e já está!


Deixa as Whoopie pies esfriarem por completo antes de rechear e estão prontas a comer 😍



xoxo,

Matilde Sunshine 💛

Queres ver mais coisas? Segue aqui!
  • Icon Instagram
  • Icon Pinterest